Estudo de Caso em ABA Paciente C.R
- Iago David Rc
- 6 de abr.
- 4 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.
Identificação e Contextualização Clínica CR é um adolescente de 17 anos, do sexo masculino, atualmente matriculado no ensino regular com adaptações curriculares, apresentando histórico clínico compatível com Transtorno do Espectro Autista (TEA - Nível 1 de suporte), Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH - tipo combinado) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), este último formalizado aos 10 anos, coincidentemente com a intensificação dos comportamentos opositores, possivelmente em interação com alterações hormonais próprias da puberdade.
O adolescente reside em dois domínios familiares (pais separados), ambos descritos como estáveis e com bom nível de envolvimento parental. CR mantém grau escolar condizente com a idade, embora com relatos de histórico de dificuldades de ajustamento social e emocional significativas no ambiente escolar desde os oito anos.
Histórico de Desenvolvimento e Trajetória Comportamental Os marcos motores, de linguagem e cognitivos foram alcançados dentro da faixa esperada do desenvolvimento neurotípico, conforme anamnese estruturada com os pais e registros escolares. Contudo, a partir dos oito anos, observou-se uma escalada nos comportamentos externalizantes, com episódios frequentes de desregulação emocional diante de frustrações, situações imprevistas e demandas inesperadas.
Atualmente, os comportamentos-alvo concentram-se em manifestações de heteroagressividade física (socos, empurrões, arremesso de objetos) e destruição de bens materiais (televisores, celulares, equipamentos eletrônicos), com episódios de duração média de 20 minutos. A frequência semanal varia entre três a cinco episódios, com maior incidência em ambiente escolar e domiciliar, sobretudo diante de experiências que envolvam atraso, interrupção tecnológica (como queda de internet) ou mudança abrupta de rotina.
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